Beber muita Água faz Mal ?!

27 abr



Ultimamente andei me perguntando sobre isso. Todo mundo diz que temos que beber cerca de 2L de água por dia, mas e se bebermos muito mais que isso ?! Eu por exemplo bebo cerca de 5/6L por dia (juro mesmo) e já faz muito tempo e aí parei e pensei : “Será que esse excesso todo faz mal?” e para minha surpresa achei vários estudos dizendo que sim.


Tudo que é em excessso faz mal, o certo é sempre dosar tudo na vida, até mesmo a água. 


Como já disse encontrei vários estudos e vim mostrar pra vocês como forma de alerta. Devemos passar essa informação para todas as pessoas que nós amamos para evitar um fim trágico. Estou falando sério, pode levar sim a morte.


“Não é fora do comum ouvirmos a voz popular aconselhar a ingestão de, pelo menos, um litro de água por dia. Revistas de beleza e especialistas também aconselham beber muita água para manter um bom funcionamento físico.
Mas, segundo um investigador norte-americano, afinal, beber um litro de água por dia não traz muitos benefícios e, ao invés, aumenta a necessidade de urinar com frequência.
Para Heinz Valtin, investigador da Escola Médica Dartmouth, em New Hampshire, EUA, não existem provas científicas que sustentem essa recomendação que, segundo a sua opinião, ajudou a criar um grande mercado para a água engarrafada.
O nefrologista e autor de livros sobre o balanço hídrico humano, após dez meses de investigação diz não ter encontrado bases científicas para sustentar as opiniões populares.
Num artigo publicado no American Journal of Physiology o especialista explicou que as pessoas se esquecem de que os alimentos também contêmágua.
A Comissão de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda o consumo de cerca de um mililitro de água para cada quilocaloria (kcal) ingerida. Isso representa até dois litros de água para uma dieta média de 2.000 kcal. Mas, o Conselho Nacional de Pesquisa adverte, boa parte dessa água já está contida nos alimentos.
Se uma pessoa ingere pouco líquido o corpo compensa absorvendo novamente a água dos rins e reduzindo a perda através pele, explicou o
especialista. A sensação de sede surge muito antes do início da desidratação.
O interesse do investigador por desmistificar a teoria de que beber muita água faz bem nasceu da leitura de inúmeros artigos em jornais e revistas. Valtin ficou intrigado e começou a perguntar aos colegas se conheciam estudos científicos que sustentassem as afirmações difundidas. Invariavelmente, todos os especialistas diziam não ter conhecimento.
A revista científica pediu então que Valtin fizesse a revisão de todas as investigações a que tivesse acesso. No final do trabalho o cientista concluiu que foram dadas informações erradas, ao aconselharem as pessoas a beber grandes quantidades de água quando, na realidade, a maioria delas não necessita, como por exemplo, adultos saudáveis que habitam em lugares com clima temperado e levam uma vida bastante sedentária.
No entanto, ressalva o investigador, as pessoas que apresentam determinadas doenças, entre as quais cálculos renais, devem ingerir grandes
volumes de água. A restante população pode beber a quantidade suficiente para controlar a sede – isso inclui a ingestão de café, chá e até
de cerveja (apesar dos seus efeitos diuréticos), aconselhou Valtin.
Quanto aos prejuízos para a saúde, existe um: “A possibilidade de alguém beber muita água contaminada e ingerir grande quantidade de poluentes”.
De resto, e bem menos grave, é o inconveniente de urinar constantemente e o constrangimento de ir à casa de banho com frequência.
Um aviso: A ingestão de uma quantidade excessiva de água pode provocar intoxicação, o que leva a confusão mental e até à morte. A intoxicação por água é um dos efeitos mais mortais decorrentes do uso de Ecstasy, que aumenta a sede além da necessidade física real do utilizador.”


                                           Clique aqui e veja toda a matéria com comentários

Esse é apenas um de vários estudos que encontrei falando exatamente a mesma coisa, é preciso tomar cuidado e ver o que realmente cada um precisa, não podemos simplesmente generalizar e dizer que todas as pessoas precisam beber a mesma quantidade de água, isso é mentira e pode causar problemas.

Espero ter ajudado de alguma forma !

6 Respostas to “Beber muita Água faz Mal ?!”

  1. Nara abril 27, 2011 às 12:59 pm #

    Uiaaaaaaaaaa…bom saber viu, eu bebo muita água… Principalmente depois qur comecei a estudar de novo… muito interessante esse assunto eu nunca tinha pensado nisso…

  2. Alininha abril 27, 2011 às 1:56 pm #

    Nossa nunca imaginei que até a água em excesso fazia mal, bom saber. Eu já fui de beber muita água hoje em dia acho que não bebo nem 1L.Adorei o post amiga.Beijokas

  3. LieFaBijuterias abril 27, 2011 às 8:05 pm #

    Soube de um caso veridico, contado por 1 amigo enfermeiro de um homem que morreu de tanto beber água, ele estava de ressaca e a sede que ele sentia era tanta que não parou de beber, só que o figado não conseguiu filtrar a quantidade absurda de liquidos e aí deu um colapso, vazou td para os pulmões e ele morreu. Depois disso que presto muito atenção na quantidade de água e se a sede que estou sentindo é realmente SEDE ou por algo que comi. =)

  4. Thiane farias abril 28, 2011 às 5:13 pm #

    linda estou participando do concurso do yotube rsrs aproveitando vim conhecer seu blog e ja estou seguindo se gosta me segue tambem bjs🙂

  5. JosyMB abril 30, 2011 às 2:30 pm #

    flor, estou visitando seu blog e axei a materia interessante… particularmente, eu adoro ver a série DR.House… e já vi um capítulo em que um adolescente bebia muita água e perdia os sais minerais que consumia. mas, eu naum tinha ideia que as consequencias eram mt maiores… estou te seguindo… olha o meu tb? josymb.blogspot.com bjins

  6. Larissa Abritta maio 2, 2011 às 6:46 pm #

    Nossa amiga …nunca poderia imaginar isso!!!Bom saber msm …meu twitter não entra nem com reza..to pouco brava ..bom eu supero! Bjokasss adoroowww.batombasico.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: